top of page

*este texto contém spoilers. Caso não tenha lido O Diário Secreto de Melissa, não prossiga.

 

"Eu escrevia sobre temas muito pesados para um romance YA."

 

A série Segredos só surgiu em 2013, após o lançamento de O Diário Secreto de Melissa, quando eu decidi escrever sobre os outros personagens apresentados no primeiro livro, não só por ter sentido a necessidade de falar mais sobre eles, mas pela curiosidade dos leitores em saber mais sobre os personagens secundários.

No entanto, o primeiro livro, O Diário Secreto de Melissa, nasceu em dezembro de 2011, e era postado em um blog, que leva o nome do livro.

 

A ideia inicial era criar uma personagem, no caso a Melissa, que contasse toda a sua vida num blog como se fosse um diário, mas essa ideia não passou do prólogo e acabou virando uma história mesmo.

O início era algo bem YA, mas eu não gostava muito, então – com a ajuda dos meus amigos, únicos leitores e que viraram personagens do livro – comecei a acrescentar elementos mais fortes, não só o (SPOILER - selecione para ler) estupro da protagonista, mas o (SPOILER - selecione para ler) envolvimento do irmão dela, Marcus, e do Kevin, com as drogas, e o homossexualismo, entre outras coisas como o controle dos pais sobre os filhos, por exemplo.

 

Mesmo assim, era uma história crua, cheia de defeitos e falhas no enredo, mas que mesmo assim conseguia prender.

Eu nunca dei muito valor à história, não até eu decidir transformá-la em um livro, que foi quando eu percebi todo o potencial que aquele enredo tinha.

 

O Diário Secreto de Melissa teve sua primeira edição publicada em 2013. Sua segunda edição tem lançamento previsto para julho de 2014, em ambos os formatos, físico e digital.

Sobre a série Segredos*

Saiba mais!

Apesar de o gênero ter pipocado muito aqui no Brasil no último ano - até mesmo com autores nacionais -, o gênero (ou melhor, classificação) ainda não é tão conhecida e seu significado ainda se perde e se confunde.

 

New Adult NÃO é Erótico!

 

New Adult é um intermédio entre o young adult (jovem adulto) e o adulto (também conhecido como erótico), em que os personagens têm entre 18 e 25 anos e, obrigatoriamente, passam por algum tipo de situação que os faz amadurecer mentalmente, ou algo que deveria ser incomum para sua idade, que demonstre certo crescimento nesses personagens e quase sempre nos faça refletir acerca da vida.

 

São livros feitos para mostrar que adolescentes podem, sim, ter problemas de adultos e que é capaz de enfrentá-los mesmo com a pouca idade.

Temas recorrentes são depressão, problemas com álcool e/ou drogas, sexualidade, abusos e etc...

 

Então, parem de dizer que livros como Cinquenta Tons de Cinza é new adult, porque não é!

Poucas pessoas sabem, mas a maioria dos personagens é baseado em amigos, antigos amigos e pessoas que passaram pela minha vida. Não que eles sejam fielmente retratados na série, mas os personagens nasceram por causa deles.

 

Sylvia, Natalie, Raissa e Philipe eram, na verdade, os primeiros leitores de O Diário Secreto de Melissa, meus amigos, na época em que eu publicava a história num blog e a história era criada em conjunto.

Muitas vezes eu tinha uma coisa na cabeça, alguém acabava descobrindo o que ia acontecer no capítulo seguinte e eu mudava tudo só pra manter o suspense.

 

Pouco sobrou da história antiga: o enredo principal, o passado da Melissa, os primos, os amigos, o irmão da personagem principal e Daniel - que antes era Lucas.

 

Alguns personagens, os que vieram depois dessa época, foram criados por causa de novos amigos, mas a grande maioria foi criado por ocasião. A partir do momento em que eu decide que seria uma série, as histórias de cada um - ou os temas que eu precisaria abordar sobre cada um - foi surgindo na minha mente e com isso eu fui acrescentando e acrescentando personagens.

A série Segredos nasceu não por mim, mas por eles, os personagens.

 

A última coisa que eu queria era estrear no meio literário com uma série. Não por eu não gostar de séries, mas por saber que nem todo mundo gosta. Sendo o meu primeiro livro, eu também ficaria 'presa' àquela história até que eu concluísse a série, se não quisesse deixar os meus possíveis futuros leitores esperando séculos até que eu escrevesse publicasse o próximo da série, caso eu quisesse fugir disso e escrever um romance único.

 

No entanto, nada disso adiantou e, pelo menos pelos próximos três anos, estarei consumida até o último fio de cabelo pela série Segredos.

Sim, eu escreverei livros e contos fora da série nesse meio tempo, como fiz durante o ano de 2014, mas a maior parte do tempo será dedicada a ela.

 

Quando publiquei O Diário Secreto de Melissa, os primeiros comentários que fui recebendo sempre continham: e o que acontece com o Philipe? E a Marie e o Kevin? E as amigas da Melissa? E o Marcus?

 

Eu tinha muitos personagens na história, cada um deles têm a sua história, mesmo que não seja inteiramente revelada em "Melissa", e a falta dessas histórias no livro que eu tinha escrito me fizeram deixar pequenos ganchos que, por causa dos leitores, eu larguei tudo e me joguei no mundo da série.

 

São livros independentes, por focarem em casais de protagonistas dferentes, mas que se complementam, já que todos os personagens se conhecem e convivem juntos.

O que é new adult?

A criação dos personagens

A criação da série

O Diário Secreto de Melissa (Melissa & Daniel #1) - narrado por Melissa (2ª edição em Dez/2014)

O Primeiro Valentine's Day de Melissa e Daniel (Melissa & Daniel #1.5) - narrado por Melissa e Daniel (Fev/2014)

A Vida Secreta de Jessica (Jessica & Marcus #2)  - narrado por Jessica e Marcus (Jul/2015)

Ainda Sem Nome (Jessica & Dylan #2.1) - um prólogo de AVSJ - narrado por Jessica e Dylan (Jul/2015)

Ainda Sem Nome (Bud & Alyssa #3) - narrado por Bud e Alyssa (sem previsão de lançamento)

Ainda Sem Nome (Melissa & Daniel #4) - narrado por Melissa e Daniel (sem previsão de lançamento)

 

✤ ✤ ✤

 

Livros Extras - Sem Ordem Definida

Ainda Sem Nome (Philipe & Angel) - narrado por ambos (sem previsão de lançamento)

Ainda Sem Nome (Marie & Kevin) - narrado por ambos (sem previsão de lançamento)

Ainda Sem Nome (Silvya & Matt) - narrado por ambos (sem previsão de lançamento)

Ainda Sem Nome (Raissa & Connor) - narrado por ambos (sem previsão de lançamento)

Ainda Sem Nome (Tessa & Aiden) - narrado por ambos (sem previsão de lançamento)

Ainda Sem Nome (Julie & Christopher) - narrado por ambos (sem previsão de lançamento)

Ainda Sem Nome (Aiden) - narrado por Aiden (sem previsão de lançamento)

Ordem de leitura

ordem
criação
personagens
new adult
bottom of page