top of page

Resenha: Dias Melhores Pra Sempre, de Maurício Gomyde

“Último livro lido no ano de 2013, Dias Melhores Pra Sempre fechou o meu ano de leituras brilhantemente, é uma obra com nenhuma outra, e eu considero esse um dos melhores livros da minha vida!”

Eu sou muito melhor escrevendo do que falando, mas eu demorei muito – quatro meses, para ser mais exata – para conseguir tentar dizer algo sobre esse livro, e o post de estreia dessa nova fase da minha vida literária, precisava ser essa resenha.

Por que será que é tão difícil falar sobre um livro que a gente gostou tanto...?

Eu não posso ter certeza de se o autor acredita nisso, mas eu penso que nós precisamos passar por algumas situações para que consigamos cumprir a nossa missão na Terra, e para que possamos evoluir como pessoas e como almas. Nada é em vão, tudo acontece por um motivo, e nós descobrimos isso quando o Bruno é atacado por um tubarão enquanto realizava um dos seus sonhos antes de terminar a faculdade de Medicina: pegar ondas no Havaí.

“Mas a vida tem surpresas, é mágica. Busca no fundo da cartola vazia um coelho, no instante em que você acha que nada melhor pode lhe acontecer...”

Primeiro, ele precisa aprender a viver com essa nova realidade, a de ser um amputado, e não foi nada fácil. Ser um aleijado – palavras do personagem – fez com que o cara alegre, alto astral e companheiro se afastasse de tudo e todos, e depois de sua namorada ter terminado com ele, somente uma pessoa conseguiu fazê-lo reagir: Micaela, até então uma estranha, a nerd da turma, com quem ele nunca havia falado, mas a única que o fez se sentir bem. Foi aí que surgiu a Famiglia, composta por Micaela, Bruno e os dois melhores amigos dele, Dante e Karina.

Porém, a vida não havia ensinado tudo o que precisava para Bruno, e o seu “felizes para sempre”, se é que ele existe, estava muito longe de acontecer.

Eu vou parar por aqui, para não dar muitos spoilers sobre o que acontece a seguir, porque o que me fez amar o livro, foi não ter sabido NADA sobre ele antes de começar a ler.

“-Sempre bem no canto... A menina dos óculos pretos... – comecei a diminuir a velocidade da fala. – Do cabelo curtinho... – fui me aproximando. – Do jeito tímido... – mais perto. – Nerd... – colei meu corpo no dela e sussurrei: – E dos belos olhos de um azul ainda mais profundo que o azul fundamental de um cobalto intenso... Do brilho claro da alvura azulada de vias lácteas.”

Não pense que os personagens irão se apaixonar de cara, que cinco minutos depois de terem se conhecido eles estarão aos beijos, porque não é assim que os romances do Maurício funcionam, o amor entre os personagens principais vão surgindo, vão acontecendo gradativamente, mesmo que você saiba que eles vão ficar juntos desde o início.

O Bruno é alegre, engraçado, ele só passou por um momento difícil, algo que o deixou para baixo, mas que ele conseguiu superar. Micaela é especial sem ser, ele é simplesmente ela, e é exatamente esse o diferencial da personagem, e a impressão que eu tive dela é que é como se ela fosse uma luz no meio da escuridão.

Os sentimentos que esse livro desencadeou dentro de mim... Comparam-se a uma avalanche, e tudo o que o personagem sentia, eu sentia igualmente em mim, mesmo que eu não estivesse naquela situação. Eu me lembro que, enquanto lia a Parte 1, eu chorava compulsivamente, e agora, enquanto eu escrevo essa resenha, eu estou chorando novamente. Ok, eu sou uma chorona, mas acho que eu bati o meu recorde com esse livro.

Dias Melhores Pra Sempre é sobre a vida e toda a sua essência, os problemas, as alegrias e as situações que o nosso destino nos impõe, sejam elas boas ou ruins, mas que sempre – como eu disse antes – acontecem por uma razão, por uma força maior. Ele fala sobre a amizade, o amor, os sonhos e, principalmente, sobre força, proteção e cura, as três palavrinhas que regem essa linda e emocionante história.

Não, não é autoajuda, mas a história me tocou de uma forma que me surpreendeu, é aquele tipo de livro que te faz ver que nós não podemos comandar as nossas próprias vidas e que inteligente é aquele que aprende a viver com as dificuldades, um dia de cada vez. Um livro que me fez rir, chorar, e, principalmente, refletir, e me deixou ainda mais apaixonada pelos livros desse cara!

Eu recebi o arquivo para Kindle como cortesia do autor, então a diagramação dele é bem simples, mas o livro é dividido em quatro partes e a arte no início de cada uma é uma graça!

O mais legal é que o livro começa pela parte 2, e só depois nós voltamos para a parte 1 e vemos como eles chegaram até ali.

A narração é em primeira pessoa – o tipo de narração que eu amo! – e eu acho que se o Maurício tivesse escolhido narrar em terceira pessoa, como é a narração de O rosto que precede o sonho, ele teria perdido toda a emoção. O único defeito que eu posso mencionar, mas isso é algo totalmente meu, foram os capítulos muito curtos, isso me incomoda um pouco. São mais de 50 capítulos, sendo que (no Kindle), cada um tem, em média, 5 páginas, algumas com um pouco mais que isso, algumas com bem menos.

Último livro lido no ano de 2013, Dias Melhores Pra Sempre fechou o meu ano de leituras brilhantemente, é uma obra com nenhuma outra, e eu considero esse um dos melhores livros da minha vida!

Obrigada, Maurício, por ter escrito algo tão bom e pela oportunidade de ler esse livro incrível!

“São Gabriel, glorioso anjo, Fortaleza de Deus, eu vos chamo para dominar todos os males, até o fim da minha vida. São Miguel Arcanjo, glorioso Príncipe do Céu, protetor das almas, eu vos chamo para que me livres de todos os inimigos e de todo o pecado. São Rafael, glorioso anjo da saúde, eu vos chamo para que cure todas as minhas enfermidades, toda a cegueira do meu corpo e da minha alma.”


Posts Relacionados

Ver tudo
Letícia Kartalian - foto 2021
bottom of page