top of page

#defendaolivro | Diga não à taxa de 12% nos livros


Já imaginou viver num mundo em que as formas de conhecimento e entretenimento através da palavra escrita fossem valorizadas ao invés de serem vistas como ameaça?

Eu já, várias vezes.

Mas, além de o livro ainda ser um item de luxo pra muita gente, o (des)governo do nosso país quer torná-lo ainda mais elitista com uma proposta de reforma tributária que propõe taxar livros em 12%. Porque quem precisa adquirir informação, né? Pra quê dar poder, uma arma válida pra todo mundo?

Sou péssima em matemática, então vou te polpar e não vou propor uma conta porque não vai ser nada original. Mas, em palavras, taxamento significa que os preços dos livros vão aumentar.

Oi, você que reclamou do valor de R$60 por um livro de 800 páginas. E se custasse o dobro?

Significa que o governo vai ficar com uma fatia do valor que pagamos num livro.

Com todos os outros processos de produção (custos internos da editora, direito autoral, preparação, revisão, diagramação, capa, marketing, impressão, distribuição, livrarias, etc) e que precisam ser pagos, é claro que um valor a mais será convertido em aumento no preço final do livro.

12% é muita coisa.

É um valor, pasme, maior do que o valor que os autores costumam receber por ter... Escrito o livro.

E se terá um grande impacto no bolso de quem já consome livros com assiduidade, tipo eu e você, o que vai acontecer com quem tem dificuldade de chegar aos livros?

O mundo de gente interessada em livro que vemos nas Bienais é lindo, é maravilhoso, mas e as pessoas que não podem estar lá? E quem só consegue comprar um livro a cada 2, 3, 6 meses, ou nunca, justamente pelo valor?

Os clássicos lidos na escola são ótimos, mas e o poder de escolha? E o acesso ao conhecimento e ao entretenimento além disso? E o amor pelos romances, pela literatura mais comercial e que não chega nesse público com facilidade, especialmente os autores nacionais?

O manifesto que tá rolando desde semana passada tá quase batendo 1 milhão de assinaturas e a gente precisa de mais. É por mim e por você, mas principalmente pra que o conhecimento continue chegando em todos que precisam.

Se você ainda não assinou nem divulgou, clica aqui. #defendaolivro

Siga-me nas redes sociais:

Escrito por Letícia Kartalian

Posts Relacionados

Ver tudo
Letícia Kartalian - foto 2021
bottom of page