top of page

Evento: Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2014 - Eu fui!

Eu, definitivamente, escolhi o pior dia pra ir na Bienal (acho que esse sábado foi o dia que mais tinha autor internacional!), saí de lá cansada – apesar de não ter visitado nem um terço da feira –, mas incrivelmente feliz!

Obrigada, mãe, Lia, por ter feito as minhas vontades, ter ido comigo, ficado de fotógrafa, aguentado as filas gigantescas pra pagar, por ter aguentado a minha chatisse (porque sim, eu sei ser chata!), por ter ficado horas a mais por lá e por estar comigo na minha primeira Bienal! ♥

DSC07042.JPG

Eu segui o conselho de muitos leitores e blogueiros e fui com uma mala de rodinha, já que levei livros pra autografar, pretendia comprar alguns lá, e levei também uma caixa cheia com os marcadores do meu livro.

Eu visitei alguns estandes, conheci blogueiros, autores e leitores, e foi muito bom quando alguém reconhecia meu nome, meu livro ou eu mesma, esse foi um dos pontos altos do meu dia. Ponto baixo, alguns livros voltaram do mesmo jeito que foram: sem autógrafo. :( A única coisa que tenho pra reclamar, além da comida, mas sem comentários sobre isso, e eu já estava preparada psicologicamente para isso, é que estava tudo muito lotado. Eu carreguei minha mala na mão quando precisava passar pelos corredores muito cheios e que só esvaziaram um pouco lá pelas 18 horas.

Eu saí de casa tarde, e assim que cheguei na Bienal, fui para o estande da Universo dos Livros, comprar a nova edição de Louca Por Você, da A. C. Meyer, e lá encontrei a Lucy Vargas, autora de Quando eu te encontrar, um de seus mais recentes lançamentos, que me reconheceu e trocamos marcadores dos nossos livros. <3

Na fila pra pegar autógrafo da AC, encontrei alguns blogueiros e leitores que foram super fofos, pegaram marcadores autografados de Melissa e que eu adorei conhecer.

Foram duas horas na fila pra conhecer a autora, mas super valeu à pena porque ela foi atenciosa e fiquei feliz por vê-la, mesmo que rapidamente (e mesmo ouvindo várias versões de seu nome na fila, ainda assim esqueci-me de perguntar como se pronunciava, em português ou em inglês).

DSC07017.JPG

Eu e minha mãe fomos, então, comer alguma coisa e, eu perdi a conta de quantas vezes eu disse “eu te avisei” ou “eu te disse” para ela em relação à comprar lanche na Bienal. Prefiro dizer que só comi porque estava com muita fome MESMO!

Depois fomos direto para o estande da Novo Século, porque já estava quase na hora da sessão de autógrafos de Renascer de um Outono, livro novo da Samanta Holtz. Lá encontrei a Mirella Ferraz, sereia e autora de dois livros que envolvem sereias e ela, além de linda, foi super simpática!

Vi mais alguns autores por lá, como o Ricardo Valverde e a Letícia Black, mas minha mãe não estava do meu lado e a timidez falou mais alto nessa hora e eu não falei com ninguém.

DSC07028.JPG

Enquanto ficava na fila pra pegar autógrafo com a Sam, minha mãe foi no estande da Record comprar o meu As Batidas Perdidas do Coração, e eu só consegui tirar foto com a Samanta – já que a máquina fotográfica estava com a minha mãe – porque ela esqueceu/confundiu o nome do livro e da autora e voltou pra confirmar qual era.

Quando fomos para o estande do Grupo Editorial Record, dei sorte de a autora Bianca Briones estar lá. Eu tinha dito que tentaria passar no estande da editora, mas não sabia quais horários ela estaria por lá e era impossível entrar na internet lá, então fiquei muito contente em conhece-la, tirar foto e pegar autógrafo e ainda autografar marcadores de Melissa pra ela.

DSC07033.JPG

Encontrei a Ceile, do Este Já Li, que é uma das minhas parceiras, em frente ao estande da NC, conversamos rapidamente e tiramos uma foto. Adoei te conhecer pessoalmente, Ceile! ♥

Passamos diversas vezes pelo estande da Novo Conceito e em todas as vezes ele estava cheio, ou melhor, lotado! Não dava nem pra entrar! :(

Eu levei alguns livros pra Lu Piras e Tammy Luciano autografar, e ia comprar o novo do Maurício Gomyde, mas a fila pra entrar e a do caixa desestimularam (ainda mais!) minha mãe que já queria ter ido embora, então eu resolvi, a contra gosto, polpá-la e só passamos rapidamente no estande da MODO.

Eu queria ver a Ligia Miraglia, mas ela não estava mais por lá, mas encontrei a Adriana Vargas, a Janaína Rico, a Maribell Azevedo e fofíssima da Janethe Fontes, que bateu um super papo comigo e com a minha mãe.

DSC07035.JPG

Não tinha sinal de nada lá dentro em nem um momento (pra passar cartão foi um sacrifício em alguns momentos, por isso façam como eu e levem dinheiro!), então não consegui ligar, mandar mensagem, whatsapp, sinal de fumaça e não pude encontrar nem a Maiary e nem a Bia, e todos que eu encontrei por lá foi na base da sorte mesmo. Sorry, meninas! :(

No geral, minha primeira experiência numa Bienal foi ótima, eu queria ir em pelo menos mais um dia, mas acho que esse ano não rola! </3

Obrigada todo mundo que eu encontrei por lá, adorei conhecer todo mundo e tenho certeza de que nunca vou esquecer esse dia, de todo o carinho e todos os abraços. ♥♥♥♥♥♥♥

Beijos e até o próximo post!

Letícia Kartalian - foto 2021
bottom of page