top of page

Adeus, 2014! Seja bem-vindo 2015!

Um texto (longo!) sobre as resoluções de 2014 e meus planos e metas para 2015.

A primeira coisa que pensei quando sentei para escrever esse texto foi que tanta coisa havia acontecido nesse ano que eu não saberia nem por onde começar.

Como eu disse no Facebook, foi um ano cheio de emoções e lições.

A pergunta feita no Natal, que deveria ser o momento adequado para pensar nisso é: E o que você fez?

O que eu fiz em 2014?

Cumpri – mesmo que pela metade – minhas duas metas não ditas (sabe aquela frase de “regra não escrita”? Meio que isso): procrastinar menos e escrever mais; escrever e publicar um conto por mês.

A primeira ‘meta’ foi concluída com sucesso. Eu ainda procrastinei pra cacete, passei horas desperdiçadas não fazendo nada útil nas redes sociais, mas escrevi muito mais do que eu esperava.

A segunda já foi meio fail, mas funcionou no início do ano, rendendo contos em: janeiro com a versão masculina de My Private Music Teacher, fevereiro com O Primeiro Valentine’s Day de Melissa e Daniel, março com o conto gratuito O irmão da minha melhor amiga, – pulando abril em que eu escrevi, mas não publiquei um conto – e maio com Happy Birthday.

A ideia inicial foi deixada de lado porque eu sabia que, se continuasse naquele ritmo, a segunda edição de O Diário Secreto de Melissa não sairia nunca.

Em 2014, além dos contos já publicados, escrevi ainda o conto erótico A Voz da Sedução, que será publicado agora em 2015, e a novela Sete dias no paraíso, que está com publicação em andamento no Wattpad e em breve estará na Amazon.

Ainda entre as publicações, foi o ano em que fui traduzida para o inglês – pelo Caio Bonatti; em espanhol – pela Verónica Santos; e em russo, pela Alexandra Golovinskaya.

Também li muito em 2014, batendo as leituras de 2013 (133 obras), chegando às 221 leituras, e apesar de ter lido muita coisa para pesquisa de escrita, também li muitos livros que entraram para a minha lista de favoritos, algo que vocês poderão ver no próximo post aqui do blog...

Com a linda da Ceile, do Este Já Li, uma das primeiras blogueiras a aceitar ler Melissa!

2014 me proporcionou a ida à minha primeira Bienal do Livro, em São Paulo, onde não só pude encontrar escritores maravilhosos, tirar fotos e pegar autógrafos, como também conversar com alguns deles, mas também de conhecer pessoas em filas de autógrafos, pessoas estavam falando a mesma língua que eu, a língua dos livros, dos romances. Eu e os marcadores de Melissa fomos muito bem recebidos entre os blogueiros e esse dia ficará marcado para sempre como um dos melhores da minha vida.

Enquanto a minha vida literária ia às mil maravilhas, a pessoal deu voltas e voltas, desde o falecimento da avó do meu padrasto, em maio, a viagem pro Retiro de Mulheres em homenagem a ela, meu aniversário de 18 anos, as mudanças no fandom, o amor pelo meu gato, e as eleições (1) (2), em que senti muito orgulho de mim mesma por ter sido consciente, pesquisado os candidatos e ter escolhido a melhor candidata.

Eu fui muito feliz em 2014, apesar dos pesares, e espero que 2015 seja repleto de novidades, coisas boas, sonhos realizados e muito amor!

Metas 2015

Eu passei as duas primeiras semanas do ano tentando concluir quais seriam as minhas metas para 2015, porque tinha tanta coisa que eu precisava resolver dentro de mim, eu precisava chorar, gritar, refletir sobre tudo e quando se tem a mente correndo à mil, isso se torna um pouquinho difícil. Desacelerar é difícil.

Em 2012, fiz uma lista de metas para 2013, uma lista com três ou quatro itens e que eu consegui cumprir ao longo do ano.

Não fiz uma lista para 2014, apesar de ter mentalizado algumas coisas para o ano que se passou, e senti em muitos momentos que, talvez se eu tivesse feito uma lista, eu teria me forçado mais a realizar determinadas tarefas.

Eu sou a rainha da procrastinação. Eu mudo de foco muito rapidamente, e isso não é saudável para a minha mente. Uma das formas que eu encontrei de manter o meu foco – mesmo que não funcione muito bem na maioria das vezes – é listar tudo.

Pode ser que não consiga cumprir tudo o que listado aqui está, mas darei tudo de mim para cumprir o máximo de tarefas que conseguir.

O primeiro tópico é, obviamente, cumprir minhas metas.

A frase que NÃO posso dizer...

Escrever mais e procrastinar menos é um dos meus desejos mais latentes para 2015. Eu tirei alguns dias de férias de escrita nessas duas semanas de 2015 para poder reorganizar o blog e escrever alguns posts, montar minhas metas e pensar no que realmente queria nesse ano.

Sei que não lerei menos de 100 livros. Acho que, uma vez que você atinge esse número de leituras anuais, a tendência é aumentar ou, pelo menos, não diminuir. Mas a minha meta de leitura pra esse ano não se refere a quantidade, mas sim aos autores nacionais. Não li tantos nacionais quanto gostaria em 2014, e não foi por falta de títulos, já que tenho mais de 400 obras – entre livros e contos – no Kindle pra ler. Ano passado a minha prioridade era ler new adult. E eu li new adult/erótico pra cacete, alguns bons, outros ruins, outros muito bons, outros muito ruins. Eu queria estudar mais os dois gêneros que eu escrevo e, com isso, os nacionais foram ficando pra trás. Nós estamos caminhando quando o assunto é erótico, mas new adult – que é o gênero que predomina as minhas leituras porque eu AMO – ainda está engatinhando por aqui.

Então, esse ano, ler mais e mais e mais nacionais!

Essa não era uma meta para o ano de 2014, apesar de que eu gostaria se eu tivesse me forçado mais a seguir com isso no ano que se passou, mas publicar O Diário Secreto de Melissa impresso é o que eu mais quero esse ano. Inicialmente será independente, inclusive o livro já está em pré-venda aqui na lojinha, mas eu gostaria de ter uma editora tradicional publicando Melissa. Vou dar os dois ou três primeiros passos para alcançar isso, não sei se alcançarei esse ano, mas os passos eu darei.

Dar continuidade à série Segredos é outra meta. Nós adiamos o cronograma inicial em um ano pelo fato de eu ter deixado muita coisa de lado para sentar, ler, reler e reler O Diário Secreto de Melissa, escrever, editar, revisar e tudo o mais. Esse ano, pretendo publicar, pelo menos, mais um conto da série, envolvendo um dos casais secundários de O Diário Secreto de Melissa. Só não sei ainda se será Raissa e Connor ou Sylvia e Matt. Não sei se conseguirei terminar de escrever e publicar A Vida Secreta de Jessica ainda esse ano, mas darei o meu máximo para conseguir isso!

Laços de Sangue (capa provisória)

No entanto, enquanto a publicação do segundo livro da série Segredos não é uma certeza, publicar o meu romance contemporâneo adulto, Laços de Sangue é! Tudo vai depender de como seguirei organizando o meu tempo, mas depois do conto da série da Segredos, voltarei a me dedicar a esse livro.

Além desse livro, as certezas desse ano são a publicação da novela Sete dias no paraíso – logo depois que Melissa for publicado – e do primeiro conto da série Os Cinco Sentidos.

Sete dias no paraíso está finalizado, só preciso revisar e fazer as mudanças que eu sempre faço antes de publicar na Amazon, mas quero finalizar Melissa antes pra não trabalho correndo e mal feito.

A Voz da Sedução está quase pronto, ainda preciso acertar algumas pontas soltas da história e decidir todos os enredos dos contos seguintes antes de liberar pra vocês. Até o momento, já tenho o enredo dos dois contos seguintes, a personagem principal do quarto e nada para o quinto – além de capa e título – então...

Mais interação no grupo de leitores! Sim, isso também é fruto da procrastinação. Eu funciono melhor à noite/madrugada, mas amo demais interagir com vocês, adoro saber o que vocês acham do que escrevo, adoro conversar e isso precisa se tornar rotina.

Ainda é um plano, então a minha meta é decidir isso e não – necessariamente – torna-lo realidade, mas talvez Douglas e Kirsten, personagens de Happy Birthday, se tornem personagens de outros contos. Decisões, decisões... Se isso se tornar um fato, volto pra contar pra vocês. ;)

Se há algum projeto, em relação aos meus livros/contos/novelas, não mencionado aqui, cheque a página de “Próximos Projetos”. Alguns ainda não estão confirmados se serão trabalhados esse ano e alguns ficaram para o próximo ano.

Nos dois primeiros anos de 2015, perdi a conta de quantos tweets li parecidos com “finalmente esse ano de merda acabou!”. E eu pensava: desculpa, mas só mudamos o calendário. Quem faz o ano é você. Mas então percebi que, para muita gente, um novo ano significa que suas oportunidades são maiores, que você pode correr atrás do que almeja com mais garra.

Foi aí que eu percebi que eu também fazia isso, de certa maneira. E então pensei: não pode ser assim. Não posso esperar um novo ano surgir para mudar.

Minha meta em relação a isso é: deu errado? Corre atrás e tenta de novo, sem perder tempo esperando que um novo ano chegue. Eu não preciso de um dia primeiro de janeiro pra viver. Se vai dar certo, com os problemas que eu tenho? Não sei, mas é uma meta.

A última meta é cuidar de mim mesma. Eu estou bem de saúde, mas até quando? Preciso prestar mais atenção nos sintomas me dá sobre o que está ou não errado e mudar.

Vocês podem ou não me ver falando sobre isso aqui no blog ou no vlog...

Novidades de 2015

(além das publicações de livros e contos)

Uma das coisas que eu ‘parei’ de fazer quando decidi que escrever era o que eu queria para a minha vida, foi parar de blogar. A minha desculpa era a falta de tempo e precisar dividir meu tempo entre escrever para o blog e escrever minhas histórias. Em parte, isso é muito verdade. Mas também era o meu lado procrastinadora falando mais alto!

Não prometo fazer resenhas sempre, – faço uma por mês para o Inteiramente Diva – mas prometo tentar sempre escrever sobre os meus livros favoritos, responder listas (ou tags), falar mais sobre meus livros, projetos, curiosidades, textos e etc. E por isso o site está de cara nova...

Estou me preparando, também, para finalmente realizar algo que eu já desejava há tempos: manter um canal no YouTube. Quem me acompanha pelo Facebook já deve ter visto a arte do canal, o vídeo de chamada e a prévia do novo book trailer de O Diário Secreto de Melissa. Eu estou empolgada, apesar da vergonha, mas quando vocês menos esperarem estarei divulgando o primeiro vídeo oficial do canal.

Pode ser que ainda role mais novidades esse ano, mas por enquanto vamos parar por aqui.

Se eu procrastinar menos, e eu estou trabalhando MUITO nisso, todas as metas e novidades se concretizarão nesse ano, então torçam por mim!

O próximo post será ou Melhores do Ano ou Piriguetagem Literária – com participação da Mirela, do Inteiramente Diva.

beijoavrillavignegif.gif

Beijos!

Escrito_por_Letícia_Kartalian.png

Letícia Kartalian - foto 2021
bottom of page