top of page

Resoluções de Ano Novo | Metas & Planos 2017


Ano Novo

Ah, mais um ano se passou.

Para muitos, 2016 foi um ano de mudanças, de separações e de mortes.

Para mim, foi um ano em que finalmente pude dar alguns passos para frente depois de tanto tempo sentindo que só ia ficando para trás, ano em que estreitei ainda mais os laços com a minha família depois das turbulências dos últimos dois anos e onde, indo contra todas as previsões, a morte não chegou perto de nenhum dos que eu amo.

Foi, sim, um ano de mudanças, mas cada uma delas apenas contribuiu para que eu me mantivesse firme e forte em meu caminho.

Não acho justo comparar o primeiro semestre do ano com 2015, já que foi um tempo em que fui fazer cursos de escrita criativa e produzi bastante material, finalizei um livro que eu já vinha trabalhando havia bastante tempo, até que os primeiros rascunhos de Algum tipo de amor começaram a surgir, apesar de ter sido só no segundo semestre que eu, finalmente, desencantei.

Me encontrei e me perdi tantas vezes no processo de escrita, senti os personagens como se estivesse vendo a história diante dos meus olhos ou mesmo vivendo-a na mesma intensidade, abracei tudo o que eu considerei um sinal de que era exatamente aquilo que eu tinha que fazer. Nunca acreditei tanto. Senti muita força no momento em que eu mais precisava dela.

Corri atrás da Bienal, foi minha segunda da vida e a primeira credenciada como autora, primeiro evento literário. Veio entrevista pra TV, a primeira da carreira. Veio lançamento em Dezembro.

Os últimos seis meses foram incríveis e é impossível olhar pra trás e não ter cinquenta mil ideias sobre esse ano que acabou de começar, mas se tem uma meta que eu quero muito seguir em 2017 é dar tempo ao tempo.

Metas & Planos

  • Primeiro planner?

Eu sempre achei lindo aqueles planners que a gente vê nos Instagrams gringos, lindinhos e cheios de adesivos, desenhos, sempre admirei a organização, as cores e tudo o mais - apesar de achar que aquilo tudo era mais uma terapia a la livros de colorir do que uma organização propriamente dita. Testei alguns sistemas no ano passado, fiz o meu bullet jornal, criei o meu sistema de cores e fui feliz por um mês.

Depois, acabei largando.

Então, não, eu não comprei um planner, apesar de babar em alguns das minhas youtubers e blogueiras favoritas, mas eu resolvi eu mesma criar algumas páginas do jeitinho que eu queria, baseado em planners que andei vendo nos últimos tempos, mas apenas com as informações que eu precisava (só que essas eu ainda não mandei imprimir na gráfica).

O que eu percebi que funcionou pra mim no ano anterior eu vou tentar manter em 2017, que seriam metas mensais e semanais. As diárias continuarão sendo no estilo bullet journal - só que sem todos os desenhos e cores e tudo o mais, porque não rolou -, porque nem sempre consigo cumprir uma tarefa no dia proposto, então consigo visualizar melhor desse jeito. Todo final de mês listarei os goals para o próximo mês e os separarei por semana. Esse planejamento é puramente pra organização das tarefas relacionadas à trabalho, tanto os de design quanto os de escrita, principalmente os de escrita (posso incluir aqui posts pro blog, vamos ver se rola atualizar mais esse espaço esse ano e outra coisa que falo um pouquinho mais abaixo).

Têm funcionado durante esse comecinho do mês de janeiro, mas bem, o ano tem doze meses, não é mesmo?

  • Calma, o livro vai sair!

Ano passado eu fiz metas sobre os livros que eu queria publicar no ano. Mesmo que eu ainda estivesse naquele processo chato de encontrar o prumo novamente. Esse ano, eu continuo com as minhas metas de quais histórias desejo ver sair do papel e saltar pras telas dos e-readers/tablets/celulares de vocês, eu só não vou fazer isso público por enquanto.

Fico sempre muito mal quando divulgo um projeto e, por algum motivo, não consigo dar seguimento nele e, caso isso aconteça em 2017, não quero deixar vocês ansiosos e, no final, acabar não rolando naquela hora. Por isso, vou divulgando os projetos pra vocês conforme eles forem tomando forma definitiva, vira e mexe colocarei uma fotinho no meu Instagram, e é bem provável que eu sempre acabe entregando um pouco mais, com exclusividade, lá no grupo de leitores no Facebook.

Esse ano estou me planejando bem mais, vendo as coisas com antecedência para que tudo saia perfeito, mas preciso aprender a controlar a ansiedade e não dar falsas esperanças pra quem me acompanha.

A programação do ano foi feita com muita dor no coração, porque precisei deixar de fora váaaaarias histórias que eu quero muito que vocês conheçam, mas sei que se eu conseguir dar conta de tudo o que pretendo esse ano, estarei cada vez mais pertinho desses tantos personagens que pedem atenção.

O que posso adiantar é que teremos personagens novos e personagens antigos. ;)

Se tudo der certo, vai ter livro, vai ter conto meu, vai ter conto da Elle! Então torçam pra que a minha organização funcione!

  • Fale sobre livros, moça!

Esse começo de ano já está sendo uma loucura.

Trabalhando em divulgar o ATDA e já voltando à escrita do primeiro lançamento do ano, finalizando design, editando site, dentre outras coisas, mas se tem algo que eu sempre arranjo tempo e não abro mão é pra ler. Eu pensei várias vezes em como poderia voltar a falar de livros, já cogitei criar uma page no Facebook só pra falar sobre os new adults, mas isso limitaria os livros que eu poderia falar, já pensei em voltar com o Literature Diary...

Eu sinto falta. Acho que uma vez blogueira, sempre blogueira.

Só que não consigo fazer resenhas como antigamente – demoro horrores pra escrever uma, por ser perfeccionista da mesma maneira que sou com os meus livros – e se eu já larguei o que tinha construído por falta de tempo pra me dedicar ao blog e ao meu trabalho como escritora, não faria sentido algum eu criar uma página nova e ter que começar tuuuuudo de novo.

Por isso, farei o que gosto nas minhas próprias redes sociais e, de vez em quando, colocarei uma dica de leitura no Instagram e, consequentemente, no meu perfil pessoal, na minha página e no Tumblr.

Sempre fui bem reticente quanto a isso, porque sempre achei que seria mais fácil para os meus leitores encontrarem notícias sobre os meus livros se eu não lotasse as minhas redes com posts que não tivessem relação com o meu próprio trabalho, mas eu não estou feliz com isso.

Não será uma resenha, mas sim a minha opinião sobre o livro e uma fotinho bonitinha porque ando melhorando bastante nessa coisa de fotografar livros (e livros no Kindle, que é mais difícil ainda). <3

  • Meta de Leitura:

Skoob

Li menos do que eu esperava em 2016. Fatão. E não cumpri minha meta de ler 300 livros. Fatão também. Mas fiquei feliz porque isso foi resultado do meu foco no trabalho e se eu conseguir cumprir a minha meta de escrita para o ano, posso ler só 100 livros e ficar felizinha.

No entanto, a minha meta é ler 200 livros em 2017, pelo menos.

É menos do que li em 2015 e 2016, mas é o que considero aceitável pro quanto que eu quero trabalhar na minha escrita esse ano.

Na barra lateral do blog tem a parte de metas e leituras e vocês podem acompanhar por lá tano a meta do Goodreads quanto o que tô lendo pelo Skoob.

E me adicionar no Skoob e no Goodreads pra acompanhar em tempo real.

  • Mais cultura, mais amor!

Eu sou muito reticente com séries.

Assistia muito quando minha mãe morava comigo, era meio que o nosso tempo juntas, já que ela trabalhava o dia inteiro e tenho muitas saudades dessas séries que a gente via de noite na TV.

Gossip Girl eu concluí em 2015. Grey's Anatomy eu assisti inteirinha em 2016. Comecei Glee, mas só comecei. Assisti duas temporadas de Cold Case, acabei parando também.

No momento, não tenho saco pra acompanhar séries, já tô sofrendo demaaaais com esse hiato de Grey's, não preciso sofrer com outras séries, obrigada, então sempre vou atrás dessas mais antigas e, de preferência, finalizadas.

Quase não fui ao cinema no ano passado. E olha que não faltou filme que eu quisesse assistir.

Então, uma das minhas metas é consumir mais cultura, não só livros e música, mas filmes e séries também. Dezembro foi incrível, depois de finalizar ATDA eu assisti muuuuuuitos filmes incríveis (de Natal). Quero continuar nisso esse ano.

Alem disso, prometi, prometi e não cumpri, no ano passado, quanto a falar de filmes e séries aqui no blog. Esse ano quero corrigir isso e, no mesmo esquema dos livros, falar sobre filmes e séries no meu Instagram. Serão menos frequentes, mas estarão lá. Talvez eu consiga trazer algumas listas e responder TAGs sobre os temas aqui, também.

  • Blog

Era meta do ano passado, virou meta desse ano de novo, e vamos ver - mais uma vez - se rola atualizar mais o blog.

Estou preparando alguns posts especiais sobre Algum tipo de amor e sobre os próximos livros que vêm por aí, mas também quero postar contos e outros textos de amor, voltar a trabalhar em textos antigos que estão mofando no Evernote e e eu só não digo que quero tirar as teias de aranha porque por mais que vocês não notem, eu tô sempre atualizando uma coisa aqui e ali no site.

Ah, acho que tá na hora de adicionar novas ilustrações na header do site, né não? Tá faltando um microfone por ali...

***

Feliz 2017 pra todo mundo, que o ano seja cheio de realizações e conquistas para mim e para vocês, que consigamos dar mais alguns passos em direção aos nossos sonhos, e que com (meta e) foco a gente chegue lá.

Letícia Kartalian - foto 2021
bottom of page