top of page

Curso de Escrita Criativa | 1ª e 2ª semanas


Foto: Ricardo Vasconcellos

A ideia era fazer uma atualização desta por semana, mas já deu pra perceber que não deu muito certo, né?

Além da revisão final – final mesmo! – da 2ª edição de O Diário Secreto de Melissa, e ter trocado os meus horários repentinamente – o que desestabilizou todo o meu sistema – o que eu mais fiz nos últimos dias foi escrever, afinal eu estou num curso de escrita.

Como eu disse lá no Instagram, eu nunca pensei que faria um curso de escrita.

O meu motivo inicial para me inscrever nesse curso pouco teve a ver com a minha escrita em si, na verdade, a escrita foi uma desculpa para eu voltar a fazer algo que há algum tempo eu não sei o que é. Socializar (mas isso é assunto para outro post).

Além disso, uma das minhas amigas, a Sílvia, está começando a escrever agora, eu sou beta-reader do livro que ela está escrevendo e eu achei que seria interessante um curso como esse para ela.

O curso “Verão Entrelinhas, uma Oficina de Escrita Criativa”, coordenado pela Lu Menezes – autora do livro de crônicas “Baião de Três”, publicado pela Editora Alley – tem duração de sete aulas, com muitos textos em cada uma delas.

Não é segredo que eu escrevi (e publiquei) a primeira edição de Melissa em três meses, mas escrever vários textos, de vários tipos, com temas diferentes em menos em um tempo razoavelmente curto está sendo uma maratona!

A primeira aula (vide foto acima, onde só dá pra ver o meu cabelinho cacheado e metade do rosto da Sílvia) foi calma, a sala estava lotada e ainda estávamos – Sílvia e eu – nos adaptando e esse é o resumo da primeira semana.

A segunda aula, já na segunda semana, foi mais agitada, acho que por já termos tido tempo de nos socializar e a Lu de se sentir à vontade e eu juro que saí de lá com o pulso doendo.

A média de textos a serem trabalhados em sala – e em casa – é de três/quatro por aula, o que é um número alto se você, por desventura, não conseguir terminar um dos trabalhos da aula anterior e isso for acumulando e acumulando – e no meu caso eu tenho só oito trabalhos pra entregar, sem contar os da aula de ontem.

A troca (de opinião, conteúdo, experiência) em sala de aula está sendo divertida, confesso que não curto nada os trabalhos em que precisamos trabalhar com o que o outro escreveu (já deu uma coisa bizarra, que foi escrever sobre o Papa Francisco no Big Brother Brasil), mas sair da minha zona de conforto dos romances pra escrever outros tipos de textos – como distopia!!!! – está sendo interessante.

Eu não sei escrever sobre tudo, mas esse curso está me fazendo ver que eu posso trabalhar com outras coisas, com outras formas e de outros jeitos.

Tecnicamente, essa foto não deveria estar aqui, visto que é da aula 5, ou seja, terceira semana de curso, mas é só pra ter mais de uma imagem no post.

Além disso, a pessoa aqui decidiu tirar foto no final da aula de um dia que muita gente faltou, mas prometo (ou não) tirar fotos mais e melhores fotos para o próximo post sobre o curso.

Muitos dos pontos trabalhados até agora nas aulas eu já tinha conhecimento – afinal não parece, mas já são quatro anos escrevendo romance –, mas existem alguns tipos de textos que eu me sinto mais confortável em escrever do que outros; alguns não são em nada parecido com o que eu escrevo, mas eu tive facilidade em criar e desenvolver; ao mesmo tempo em que alguns foram fáceis de criar e difíceis de desenvolver pela limitação.

Todos – ou quase todos – os textos que devem ser trabalhados em casa precisam ser entregues e ficam disponíveis para leitura e avaliação dos outros inscritos no curso, o que é muito legal, mas algo que me limita também, pelo simples fato de que eu gosto de escrever muito e fica meio impossível alguém ler em quinze minutos ou menos um texto de 10 páginas (que é, em média, o tamanho de um capítulo de um livro meu). Outro tipo de limitação é ter que criar conteúdo que possa ser lido por pessoas de todas as idades. Escrevi um texto que eu estava doida para deixar o conteúdo mais adulto, mas deixei-o bem ameno porque, apesar de todo mundo ali ter mais de 18 anos, não sei como algumas pessoas iriam reagir – uma coisa é a pessoa começar lendo um texto já sabendo o que vai encontrar, como é o caso de quem compra os contos que escrevo como Elle Kartalian, outra coisa é pegar o texto a esmo e se deparar com algo mais sexual no meio.

Os melhores textos escritor por mim no curso serão disponibilizados aqui e/ou no meu Scribe para leitura, alguns em duas versões – a versão adaptada para o curso e a minha versão “sem limites” –, então é só ficar de olho nas minhas redes sociais para futuras atualizações. Se eu não voltar aqui antes, até semana que vem com o post sobre as duas outras semanas de curso. ;)

Beijos e até mais!

Siga-me nas redes sociais:

Escrito_por_Letícia_Kartalian.png

Posts Relacionados

Ver tudo
Letícia Kartalian - foto 2021
bottom of page