top of page

Curso de Escrita Criativa | 3ª e 4ª semanas + conclusão


Foto: Antonio Joaquim Lima / Divulgação

Tudo chega ao fim, é inevitável, e é com alegria e uma dorzinha no coração que e terminei o curso de escrita criativa.

Quando recebi o formulário de avaliação do curso, hesitei na hora de marcar sim ou não sobre se o tempo de curso havia sido suficiente. Por um lado, acho que um mês foi um tempo bom, por outro, adoraria que durasse muito mais...

As duas últimas semanas do curso passaram tão rápido que deixaram um gostinho de quero mais.

Continuei achando não tão legal trabalhar com o que o outro pensou, mas saiu uma história bem interessante disso, que em breve vocês verão publicado em algum lugar, e a ideia do desafio é bem legal.

No penúltimo dia de aula, mais uma coisa que eu nunca achei que faria: escrever uma história semelhante à Harry Potter!

Eu nunca li os livros, nunca senti vontade, mas gosto muito dos filmes e o meu parâmetro para escrever foi esse. Não é o melhor texto que escrevi na vida, mas eu vou tentar dar uma melhorada e, de repente, posso até postar para que vocês possam ler depois.

Foto: Letícia Kartalian (eu mesma!)

No primeiro post sobre o curso, falei um pouquinho sobre o pré-conceito que eu tinha em relação à cursos de escrita. Eu achei que, de alguma forma, eles fossem mudar a minha forma de escrita e eu não concordava com aquilo de jeito nenhum. Por esse motivo, achei que eu sairia do curso com uma conclusão sobre indicar ou não cursos de escrita e a minha resposta é: depende.

Depende da pessoa que está procurando o curso de escrita – ou seja, você – e depende de quem está ministrando o curso.

O curso de escrita que eu participei foi ótimo, mais do que eu esperava e serviu pra abrir os meus olhos para outros tipos de narrativas além do romance, além de acabar com esse pré-conceito que eu tinha. O meu estilo prevaleceu o tempo todo – ou quase, já que, estranhamente, a maioria dos textos que escrevi foi em terceira pessoa e quem me acompanha há algum tempo sabe que eu prefiro escrever em primeira pessoa, então... – apenas me fazendo sair da minha zona de conforto.

Como eu disse no post anterior, escrever uma distopia (ou, ao menos começar a desenvolver a estrutura de uma – vocês verão esse texto aqui em breve!) foi incrível, e era algo que eu nunca, nunca mesmo, havia pensado. Eu não leio distopia. Não é um gênero que me atrai nos livros, apesar de eu gostar de várias adaptações cinematográficas de livros distópicos.

Além disso, os textos produzidos no curso ficavam disponíveis para avaliação dos outros integrantes do curso, e ler as opiniões de cada um sobre o que você escreveu foi parte importante no processo, porque não era a avaliação da Lu – a ministrante – ali, era a dos leitores (não que eu não tenha gostado de receber elogio da Lu também...).

A Lu Menezes é uma pessoa muito doce, o jeito como ela interagia com a gente e os ‘desafios’ propostos por ela foi muito legal.

No entanto, esse foi o curso que EU participei. Sei de cursos com ‘receita de bolo’ na hora de escrever livro, com dicas de escrita e redação e eu não acho que esse curso seria o ideal pra mim. Não posso dizer que eu não iria gostar, já que eu nunca fiz um, mas não é o tipo de curso que chama a minha atenção. Se farei um dia? Talvez...

Não posso dar total certeza sobre como foi para a Sílvia, mas em alguns (poucos) momentos, me senti meio fora d’água ali, porque todos os meus colegas de curso tinham gostos literários muito diferentes dos meus e isso não é algo que eu estou acostumada. Em questão de escrita, havia alguns semelhantes, outros totalmente diferentes do meu estilo, e o melhor: muita gente escrevendo textos maravilhosos.

Sei que muitos ali não pensam em seguir carreira como escritores, mas tive a oportunidade de conhecer muitos que poderiam e deveriam se dedicar a essa arte.

O último dia teve uma dinâmica diferente, com leitura de textos que escrevemos durante o curso, conversas e um lanche maravilhoso.

Foto: Antonio Joaquim Lima / Divulgação

Durante esse mês, adorei conhecer mais, criar mais, escrever mais, trabalhar mais, dividir mais, sonhar mais. Adorei conhecer todos do curso, a Lu, fazer novas amizades e receber e compartilhar informações.

Para quem se interessou nesse curso, mas não conseguiu se inscrever, em breve a Lu voltará com esse curso – com outras atividades – em breve, e é só ficar ligado na fan page que eu vou avisar quando tiver!

Um dos textos escritos para o curso já está disponível para leitura no meu Scribe, e em breve outros estarão por lá – e talvez por aqui!

Algumas fotos...

Mais fotos aqui e aqui!

Por enquanto é isso, beijos e até o próximo post!

Siga-me nas redes sociais:

Posts Relacionados

Ver tudo
Letícia Kartalian - foto 2021
bottom of page