top of page

Resoluções de Ano Novo | Site, metas, planos


2015 acabou.

Pensei em escrever algo sobre a passagem de ano, mas já havia explicitado o meu descontentamento com a minha vida em 2015 e quis começar 2016 diferente, quis fazer diferente.

Depois de ter preparado a ceia de Ano Novo na minha casa, achei que merecia o final de semana pra mim, pra fazer nada ou fazer tudo o que eu quisesse, sem cobranças e é por isso que esse post está saindo agora, dia 04, e não no primeiro dia do ano.

Mudanças no Site

Sim, o site está de cara nova!

Acho que essa é a versão 06 do site e eu vinha trabalhando nela já há alguns meses, editando página por página três, quatro vezes, mudando fonte, ajeitando layout, até que ficasse funcional e bonito.

Quem lembra do antigo layout, deve ter percebido que eu mantive a estrutura, mas dentre as principais mudanças estão:

  • Responsividade: Uma das coisas que mais me incomodavam no layout anterior era a falta de responsividade. Era quase impossível acessar o site pelo celular e, se acessasse, ler os textos do blog eram um desafio.

Quando decidi mudar o design do site, uma das primeiras coisas que decidi foi passar um tempo editando a parte mobile dele. Agora você pode visualizar com facilidade todas as páginas do site e ler todos os posts do blog na hora que quiser direto da tela do seu celular.

Nem tudo o que aparece na versão para PC, porém, está visível na versão para celular, como a barra lateral do blog, por exemplo.

  • Página inicial: Eu já queria ter uma página inicial que possuísse todas as principais informações para quem entra aqui a partir dos meus livros.

Agora, a página inicial do site você encontra os três últimos lançamentos, biografia de autora, avaliações dos leitores, blog e contato, tudo com um simples rolar de página.

  • Cabeçalho: Uma das últimas mudanças. Até semana passada o cabeçalho era todo branco. Até que eu comecei a brincar com ilustrações do freepik e deu nisso. Cada desenho representa uma história minha, dentre publicadas e não publicadas, e o plano é manter sempre atualizado. Será que vocês conseguem descobrir qual símbolo pertence a qual história? Tem uns bem fáceis.

  • Organização das páginas: Esse site tem MUITA página. Eu gosto, acho que fica organizado. Porém, uma das coisas que arruinava pra versão anterior do site não ser responsiva era aquele submenu, tanto que ele foi a primeira coisa que joguei fora.

Com isso, achei por bem excluir algumas páginas de índices – como a de contos e extras, cujos textos foram ou ainda serão todos colocados aqui no blog, bem como textos postados no Tumblr e outras redes sociais de texto, centralizando tudo apenas no blog.

Livros Lidos, Índice de Resenhas, Livros Favoritos e Blogroll são algumas das páginas que estão linkadas ao longo da barra lateral e footer do blog.

  • Comentários do blog: Antes, dava para comentar apenas usando o Facebook. Agora também é possível comentar utilizando o Disqus. Você também pode curtir e compartilhar o post nas redes sociais e isso ajuda muito na divulgação!

  • Conto gratuito: Não é novidade, mas você pode baixar o conto O irmão da minha melhor amiga ao se inscrever na minha newsletter! E nessa página você descobre como baixar e também como manter um contato mais próximo através do meu grupo no Facebook.

Espero que vocês gostem das mudanças e que seja mais fácil, agora, acessar o meu cantinho. <3

Metas & Planos

Eu gosto de metas, listas, planejamento. Eu não sou a pessoa mais organizada do mundo, na verdade eu sou totalmente o oposto disso, mas com metas e listas acabo me dispondo a fazer mais coisas do que normalmente faria.

Isso funcionou em 2013 e 2014.

Mas 2015 foi uma decepção.

Relendo o meu post do ano passado, eu não consegui cumprir nenhuma das minhas metas.

Talvez eu devesse ter me esforçado mais. Talvez eu realmente precisasse de um tempo. Eu não sei. Mas não vou me julgar por isso.

O resultado é que talvez a minha meta desse ano esteja um tanto exagerada.

  • Publicações:

As certezas do ano são Sete dias no paraíso e O Diário Secreto de Melissa.

Depois da minha mudança, quando tive que cancelar a publicação da 2ª edição de Melissa, quis focar em outras coisas e acabei não conseguindo focar em nada.

Peguei SDP, continuei escrevendo, ensaiei publicação desde setembro e cada vez que releio encontro um ponto que pode ser melhorado. Perfeccionismo.

Eu só preciso sentar, reler, reler e reler, concertar o que não tá bom, reler mais uma vez e quando estiver pronto: Amazon.

Comecei a escrever O Livro da Minha Vida em 2015, num momento em que nada mais saía de dentro de mim, e eu só pausei a publicação no Wattpad pra ter bastante coisa escrita e conseguir ter uma frequência de posts. Em breve voltarei com atualizações, mas eu ainda não posso dar certeza se essa história será ou não publicada ainda esse ano na Amazon.

Além disso, eu tenho uma porrada de contos para terminar de escrever e publicar, como o A Voz da Sedução, primeiro da série erótica Os Cinco Sentidos; e o Doze horas com ela, um new adult com um mocinho muito fofo. Esses estão na minha meta, com a ansiedade em mostrar as capas pra vocês.

  • Escrita:

Além de terminar essas histórias, pretendo começar a escrita de My Private Music Teacher, uma versão completa da história que vocês já conhecem, contando o antes e o depois de Aaron e Katie. Muita gente me pede isso e eu resolvi atender.

Douglas & Kirsten é um capricho meu. Eu já tinha um plot sobre o casal que me inspira e eu resolvi uni isso com a história que eu havia imaginado em Happy Birthday e nesse ano eu começo a escrever oficialmente, ajeitando todas as ideias e planejando tudo direitinho. Ou seja, escreverei a história completa de Douglas e Kirsten, com todos os altos de baixos, com todas as idas e vindas que Hollywood demonstra e todos os segredos também.

Terceira e última coisa, esse eu não faço ideia da dimensão que terá, na minha mente é apenas um pouco maior que o original, mas tudo pode mudar na hora em eu abrir o arquivo e deixar os personagens contarem suas histórias: O irmão da minha melhor amiga.

É mais um pedido de vocês e eu resolvi escrever. Terão cenas extras que eu tirei da versão original e tem tudo para ser uma novela, talvez 30/40 mil palavras. Mas veremos.

No entanto, essas três histórias que apenas darei início na escrita e planejamento, não há garantia nenhuma que eles saiam esse ano, apesar de todos já terem capa definida porque sou dessas. <3

  • Meta de Leitura:

De acordo com a minha listagem pessoal, em 2014 eu li 221 livros e 269 em 2015.

São números MUITO bons.

Eu não me desafiei nesse sentido em 2015, afinal eu pretendia escrever muito. Como eu não escrevi quase nada, li muito e acho que conseguiria manter o ritmo de leitura e ainda assim escrever bastante.

Por isso a minha meta no Goodreads é ler 300 livros em 2016.

Se eu vou conseguir? Não faço ideia. Se eu quero? Muito! Se eu tenho esse tanto de livro pra ler? Ah, com certeza, meu Kindle tá cheio de livro pra ler.

Na barra lateral do blog tem um ícone do Goodreads e vocês podem acompanhar a meta.

E me adicionar no Skoob e no Goodreads pra acompanhar em tempo real.

  • Blog

Tem algum tempo que digo que quero atualizar mais o blog. Eu até tentei e não deu muito certo, mas vamos continuar acreditando que eu vou conseguir escrever livro e manter um blog.

Reza a lenda que eu tenho alguns posts prontos. Vamos ver se consigo manter isso pelo resto do ano. ;)

  • Planos Secretos

Sim, eles existem! E não, eu não vou revela-los por enquanto.

São desejos, coisas que não dependem somente de mim, mas que eu quero muito alcançar.

Eu fiz uma pequena lista num caderno e vou correr atrás para realiza-las em 2016.

Se der certo, conto no final do ano.

***

Enfim, 2016 está só começando e eu espero que o meu ano e o ano de vocês seja incrível, com muitas realizações pessoais e profissionais, que eu e vocês consigamos atingir nem que seja 1% daquele sonho que parece distante, mas que prossigamos lutando.

Letícia Kartalian - foto 2021
bottom of page